WoW Club
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jogando Com DPS

2 participantes

Ir para baixo

Jogando Com DPS Empty Jogando Com DPS

Mensagem  RedShadow Sex Dez 10, 2010 7:23 am

Jogando com DPS

Ao entrar em um grupo ou raid para fazer uma instance, se foi lhe dada a função de DPS (Damage per Second, ou Dano por Segundo) significa que seus companheiros de equipe esperam que você possa ser capaz de infligir altos valores de dano em curtos espaços de tempo, como o próprio nome já sugere. Assim sendo, primeiramente você deve ter em mente que o seu personagem deverá estar preparado para isso, ou seja, seus equipamentos e sua build devem ser escolhidos de forma a produzir justamente esse resultado de grandes quantidades de danos de forma rápida e constante. Além disso, você também deverá conhecer as habilidades da classe do seu personagem que deverão ser priorizadas nessa função, assim como a forma como você deve se comportar nas várias situações que poderão sugir no meio da instance. São esses e outros pontos que iremos abordar ao longo deste guia, para ajudar você a cumprir a sua missão de DPS da melhor forma possível.

O que é uma boa build para um DPS?

Como absolutamente todas as classes do jogo podem desempenhar a função de DPS, o que vai definir esse papel no seu personagem de WoW será a build e os equipamentos. Todos nós já sabemos a diversidade de opções que temos quando escolhemos os talentos que os nossos personagens terão, os quais podem estar voltados para várias finalidades. E conforme se pode imaginar, alguns desses talentos são bastante adequados para alguém que quer fazer PVE como DPS, enquanto outros não terão serventia nenhuma. Como julgar, então, quais talentos serão úteis e quais não serão?

Tendo em mente que o seu objetivo é causar a maior quantidade de dano possível, todos os talentos que potencializem o efeito de suas habilidades ofensivas, sejam elas de combate corpo-a-corpo (melee) ou de longo alcance (ranged), serão bem vindos numa build de DPS. Também é de fundamental importância os talentos que aumentam a probabilidade do seu personagem "acertar" um ataque em um mob, especialmente se ele for um boss (level 82 ou 83 no Lich King), uma vez que quanto maior a diferença de níveis maior é a dificuldade em se acertar o ataque. O atributo do WoW que aumenta as chances de você acertar um ataque é o hit rating, que será explicado com mais profundidade mais adiante. Contudo é preciso saber que todo talento que aumentar as chances de você acertar um ataque (hit rating) é muito bem-vindo à sua build (a única exceção fica pro caso do seu personagem já estar com equipamentos bons o suficiente para que você não tenha a necessidade de mais um único ponto de hit rating). Outro conjunto de talentos que é crucial para um personagem DPS é aquele em que o threat gerado pelas suas habilidades são reduzidos. Iremos detalhar melhor o mecanismo de threat e aggro mais na frente neste guia, mas o que você precisa entender de antemão é que quanto menos threat você gerar, menor é a chance do inimigo deixar de atacar o tanker do grupo para ir atacar você (o que aumenta significativamente as chances de você permanecer vivo na aventura). Além disso, também existem aqueles talentos que contribuem para que você possa usar as habilidades ofensivas por mais tempo ou de forma mais rápida (por exemplos, aquelas que aumentam o haste do seu personagem). Por exemplo, se a sua classe faz uso de mana para que suas habilidades possam funcionar, talentos que aumentem o seu intellect ou o mana regeneration serão de boa serventia, ou no caso de classes que usam rage ou energy, aqueles talentos que reduzem o custo para uso das habilidades serão bem-vindos. Existem também talentos que aumentam a eficácia das suas habilidades de Crown Control, ou CC (falaremos mais sobre isso mais tarde), e eventualmente eles poderão ser muito úteis para o seu personagem. Por fim, é preciso decidir se vai ser interessante para o seu personagem provocar dano em área (Area of Effect, ou AOE) quando estiver fazendo PVE, ou se a sua prioridade será causar dano a um único personagem. No geral os jogadores DPS preferem se concentrar em causar dano a um único monstro, deixando de lado as habilidades de dano em área, afim de evitarem a perigosa situação em que o monstro pára de atacar o tanker do grupo e vai atacar o DPS (ou seja, o DPS excedeu o threat causado pelo tanker naquele monstro, pois provavelmente o tanker estava atacando um outro monstro). Contudo, um jogador DPS experiente pode fazer um bom uso de habilidades com dano em área sem correr o risco de morrer por ter sido atacado de forma inesperada.

Agora, vamos falar um pouco das habilidades que terão pouca ou nenhuma serventia para o seu personagem no papel de DPS. Existem talentos que visam aumentar a sua capacidade de sobreviver a ataques, como por exemplo: aumento de stamina, aumento de armor, aumento de resistences, etc. Esse tipo de talento faz todo sentido do mundo quando você está fazendo PVP, mas quando você está fazendo PVE como DPS a idéia é que o tanker receba o dano no seu lugar, para que você possa se preocupar apenas em fazer dano maciço (sem se preocupar com detalhes menores, como MORRER, já que você não deve aguentar muito mais do que 1 golpe de um boss em instances, hehehe). Por isso esses talentos devem receber prioridade bem menor numa build voltada para DPS em PVE.

Se equipando para ser um DPS: quais atributos devo priorizar?

Outra dúvida bastante recorrente entre diversos jogadores é: quais equipamentos são bons para um DPS? Quais gems me ajudarão a fazer mais dano em instances? Quais enchants serão mais efetivos no PVE? Nesta seção apresentaremos os atributos que deverão ser priorizados na evolução do seu personagem como DPS, e tentaremos explicar o porquê de eles serem importantes.

Um dos atributos mais importantes para um DPS (senão O mais importante) é o hit rating. Quanto maior o seu hit rating, menor é a chance de você errar um ataque contra um adversário. Quando você enfrenta um adversário de mesmo nível (level) que você, a sua chance de acerto é de 96% quando você usa uma magia (spell) e 95% se você usa ataque corpo-a-corpo (melee), assumindo que você não tenha nenhum ponto em hit rating. Isso representa um valor até confortável para se lidar, sendo esse o motivo pelo qual hit rating é menos importante no PVP, uma vez que os adversários costumam ter o mesmo nível que você. No entanto, quando o adversário tem um nível maior (por exemplo, boss de instances costumam ser de nível 82 ou 83), essa probabilidade de acerto cai consideravelmente para usuários de magia (casters), podendo chegar a 83% (boss de nível 83). Se você for melee, essa probabilidade cai para até 92% (boss de nível 83). Os jogadores de ataque melee também devem ter consciência de que, no caso de eles usarem uma arma em cada mão (dual-wield), a probabilidade de acerto com a arma que está na sua off-hand é consideravelmente menor do que a probabilidade de acerto da arma que está na sua main-hand.

Assim sendo, você deve ter em mente que se você não investir nada em hit rating, você terá o valor do seu DPS reduzido em até 17% se você for um usuário de magias (caster) e em até 8% se você for de uma classe de combate corpo-a-corpo (melee), o que, convenhamos, não é nada desprezível. O ideal é que o jogador que fará o papel de DPS atinja o famoso hit cap, que nada mais é do que um valor específico de hit rating que fará com que o seu personagem nunca erre um ataque contra um boss, considerando o pior caso (boss level 83). Para tanto, deve-se saber que a cada 26,232 pontos de hit rating você reduz a probabilidade de errar uma magia (spell) em 1%, e a cada 30,75 pontos de hit rating você reduz a probabilidade de errar um ataque corpo-a-corpo (melee) em 1%. O valor de hit cap pode ser reduzido se você utilizar talentos que aumentem a probabilidade de você acertar um ataque, ou mesmo habilidades (skills) que momentaneamente reduzam as chances de você errar um ataque contra um adversário.

Para encerrarmos a discussão sobre hit rating, vamos apresentar um resumo com os valores necessários para que personagens de diversas classes atinjam o seu hit cap.
cheers
RedShadow
RedShadow
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 09/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Jogando Com DPS Empty Re: Jogando Com DPS

Mensagem  kabeloroxd Sex Dez 10, 2010 7:58 am

GOOD topic \o/ alien
kabeloroxd
kabeloroxd
Admin
Admin

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/12/2010

https://wowclub.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos